Notícias

Novos técnicos em 2019 no Tênis e as perspectivas para o esporte no Clube: Conheça! | 24/05/2019

Em uma tarde tranquila de terça-feira, Bernardo já está a postos, com equipamentos preparados e próximo às quadras de tênis, pronto para receber os cinco jovens que logo chegariam para mais uma tarde de treinos de tênis no clube.

 

Bernardo Azambuja, 32, é um dos técnicos do Cruzeiro e que começou recentemente, junto com Fábio Feijó, a incorporar a equipe que treina os atletas do Recreio Cruzeiro. Experiente, Bernardo se formou no bacharelado de Educação Física em 2014, sempre voltando seu trabalho para o tênis. Há quatro anos atua como treinador da Federação do Rio Grande do Sul de forma voluntária, participando de disputas de federações de tênis em Minas Gerais.


Realiza cursos de capacitação pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), divididos em módulos, de nível A ao E, com diferentes graus de dificuldade. Participou da Copa das Federações 2018 pela Federação Gaúcha de Tênis. Em fevereiro deste ano, esteve no Circuito da Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), que é composto por torneios que passam pela Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. A competição aconteceu em Assunção, no Paraguai.


Azambuja gosta de ressaltar a atualização constante, já tendo participado de cursos de biomecânica, aula individual, para adultos ou em grupos. “Quando comecei a dar aula de tênis, eu já me inseri nesses cursos, desde 2010. tento sempre fazer a cada ano, ou um módulo da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), ou participa de algum congresso”.

“Não adianta entrar na quadra e lançar a bola ‘porque acha que é assim’. A gente tem o fundo científico da pesquisa porque a nossa formação é de professor, por isso temos um pouco mais de embasamento e é o que tentamos buscar sempre.”


Além das constantes atualizações, atuou durante 10 anos em outro clube na mesma área. Um de seus últimos updates aconteceu em um congresso sul-americano na capital paranaense, ITF South American Regional Coaches Conference, onde tiveram contato com treinadores do mundo todo.


Trabalho desenvolvido

Na sua recente entrada no Clube, abriram uma escola de tênis à noite e manhã para crianças de 6 a 10 anos de idade e, à tarde, voltaram-se aos treinos para jovens de 10 a 18 anos, com foco em competições, através de aulas individuais e em duplas para os adultos também.


A escola representa o clube em outros locais nas competições e em torneios municipais, estaduais e até sul-americanos. O objetivo principal é a formação dos jogadores e prepará-los para as competições. Além disso, incentivam na formação dos seus jogadores em universidades internacionais.


Quatro jogadores que já trabalharam com Bernardo estão hoje nos Estado Unidos, atualmente estudando e jogando tênis. Hoje, jogam em um circuito universitário que possui diversas divisões onde cada jogador se enquadra nessas categorias.


O técnico que possui como referências no esporte o brasileiro tricampeão de Roland-Garros, Gustavo Kuerten - Guga, e no suíço Roger Federer, detentor de um recorde de 310 semanas como número 1 mundial, entre 2004 e 2018, e o técnico brasileiro
Leonardo de Azevedo, vislumbrou no Recreio Cruzeiro um ambiente e pessoas agradáveis. Quer saber um pouco mais sobre o os pequenos atletas que treinam tênis no Recreio Cruzeiro? Aguarde a edição 2019 da revista do clube!

Monte Bérico, 9ª Légua | Caxias do Sul
(54) 3208.5546

Redes Sociais