Nasce a Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul*
O Recreio Cruzeiro nasceu por determinação de um grupo de jovens amigos, ávidos por recreação, prática de esportes e participação na sociedade. Na época havia a necessidade de preencher uma lacuna existente no bairro, que era a inexistência de um clube para
abrigá-los nas horas de lazer.
*nome antigo dado ao clube.


Residência de Evaristo De Antoni
Foi assim que, em 15 de novembro de 1950, na residência do saudoso Evaristo De Antoni, foi fundado o Clube: “Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul”. Nesta mesma data foi composta uma comissão para redigirem os estatutos a fim de regerem os destinos da sociedade que seriam baseados dentro dos princípios morais e dos bons costumes. Em virtude das dificuldades financeiras as atividades do Clube ficaram paralisadas entre 1950 e 1956.
Em 09 de maio de 1956, foi realizada mais uma assembléia, onde foi constituída a primeira diretoria, presidida pelo Sr. Armando A. Biazus.

Construção da primeira sede social (1957)
Em 28 de fevereiro de 1957 foi iniciada a construção (de madeira) da primeira Sede Social. A casa foi construída no terreno comprado da empresa De Antoni, no mesmo local da atual. Finalmente a Sede Social própria ficou pronta para ser explorada. Uma sede modesta, singela, mas aconchegante. Sendo assim, o Clube passou a tomar consistência e iniciou um crescimento sólido e constante, que permitiu agregar a família cruzeirista com laços tão fortes que nunca o foram e jamais serão desatados.
O clube foi crescendo e exigindo contínuas aplicações em suas dependências. Sucederam-se Diretorias e, sempre apoiadas por um quadro social participativo e consciente, foram adquiridos outros terrenos adjuntos que, incorporados ao primeiro, fizeram com que aquela modesta construção de madeira desse lugar às
atuais instalações.
Obras da construção da nova sede social (1968)
Por isso, em 18 de outubro de 1968 foram iniciadas as obras da nova Sede Social com frente à rua Euzébio Beltrão de Queiróz. Os senhores Carlos Antônio Susin, Valério Marini e Ângelo Maurina formaram o quadro de comissões de obras para a construção desta nova fase.
Em 28 de fevereiro de 1969, após um enquete, foi alterada a denominação de “Recreio Cruzeiro do Sul” para “Recreio Cruzeiro”.

